SOBRE O PROJETO
No ano de 2006, Brasil e Paraguai estabeleceram o Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e a Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Apa com o intuito de embasar a promoção da melhoria da qualidade de vida da população que vive no território desta bacia hidrográfica. Muitos projetos de Educação Ambiental foram desenvolvidos na bacia do Apa, como o Pé na Água, proposto e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no período de outubro de 2006 a abril de 2007, que possibilitou a disseminação do conhecimento sobre as questões ambientais e hídricas à comunidade para a promoção da participação nos processos de gestão de águas. O público preferencial foram professores de escolas públicas, técnicos, educadores ambientais e agentes multiplicadores que, atualmente, são fortemente engajados na promoção da melhoria da qualidade de vida por meio da Educação Ambiental na bacia do Apa. Com o objetivo de fortalecer resultados já alcançados e incentivar novas lideranças cidadãs ao desenvolvimento sustentável, o Programa Rio Apa para Todos, fomentado pelo Ministério da Educação está desenvolvendo ações de extensão acadêmica da UFMS, junto à comunidade das escolas públicas da bacia hidrográfica do rio Apa, especialmente, na cidade de Bela Vista. O programa propõe projetos cujas práticas e ações de extensão acadêmica objetivam o desenvolvimento de capacidades por meio da mobilização social, informação e comunicação junto a educadores e educandos. Essas práticas pontuam temas geradores de conhecimento para a percepção de riscos e vulnerabilidades ambientais e o cuidado com a água, e dessa forma possa prevenir, mitigar e aumentar a resiliência frente a desastres de origem hídrica (secas e cheias) no contexto da gestão integrada de recursos hídricos.
Programa multidisciplinar fortalece a cidadania e cuidado com a água para a promoção da gestão integrada da bacia hidrográfica do rio Apa e o desenvolvimento sustentável
Bacia do rio Apa e sua importância
Dois países compartilham as águas do rio Apa: Brasil e Paraguai, e suas águas delimitam a fronteira do Brasil com o Paraguai por aproximadamente 500 Km de extensão. A bacia hidrográfica do rio Apa possui 78% de sua área em território brasileiro, no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, composta pelos municípios de Antônio João, Bela Vista, Bonito,Caracol, Jardim, Ponta Porã e Porto Murtinho. Já no Paraguai, dos departamentos (estados) de Amambay e Concepción e as cidades de Pedro Juan Caballero, Bella Vista Norte e San Lazaro. Nela vivem brasileiros e paraguaios, totalizando aproximadamente 350 mil habitantes. As características culturais dessa população são resultado da mistura dos costumes de vários povos que habitam e habitavam essas terras. Antes da chegada dos colonizadores a região era ocupada pelos indígenas das etnias Guarani, Paiaguás, Guaicuru e Terena. Uma das características especiais da bacia do Apa é a integração de diversos tipos de vegetação e fauna característicos do Cerrado, Mata Atlântica e Chaco aos diversos ambientes do Pantanal. Há também uma vegetação semelhante à Caatinga que sobreviveu à última era do gelo – que aconteceu há milhares de anos –, presente nas partes mais altas do Pantanal.